“Nosso maior foco é compor músicas e criar efeitos para jogos. Nosso serviço é deixar seu produto com um traço original que nenhum outro jogo irá ter e, logicamente, seu produto ganhará pontos positivos.”
São objetivos da empresa compor a trilhas sonoras de projetos, seja um jogo digital ou um filme curta-metragem. A trilha sonora inclui as músicas do projeto, os efeitos sonoros e a dublagem.
A empresa tem como objetivo principal a reformulação de sua marca e site, de forma a transmitir ao cliente a inovação empregada em seus produtos. Existem concorrentes regionais, porém esses ainda estão iniciando no mercado, o foco seria então em empresas do Sul e Sudeste do país, além do mercado internacional.
“Nós precisamos de um novo site que possa passar a identidade certa da nossa empresa para o cliente. Um redesign que dê uma nova cara a ele.” Rennan
A comunicação atual da empresa é feita via site e redes sociais como Facebook e Twitter, além de palestras na área. Os fundadores identificaram problemas em seu website que provocavam a evasão de seu clientes, além disso afirmam que sua marca não está adequada ao público que querem atingir, o que prejudica o negócio.
“Nós sabemos que um bom site ajuda a angariar mais clientes, (...). A nossa marca também precisa de uma reformulada, sinto que falta algo mas não sei identificar. Preciso de um novo site com uma produção artística mais caprichada, usabilidade melhorada e algumas funcionalidades novas e tudo alinhado a nova identidade visual.”
O Projeto
Para atender a necessidade do cliente em questão, de forma a transmitir a ideia de inovação, sugerimos um portfólio interativo em forma de jogo, onde o usuário entraria em contato com nossos clientes de forma a submetê-lo as sensações de uma trilha sonora acompanhada com componentes visuais. Assim atenderíamos simultaneamente dois dos tipos propostos, jogo e publicitário, uma vez que utilizaríamos a interação de um jogo como diferencial para o portfólio da empresa que posteriormente será utilizado como elemento de divulgação da marca.
O tipo de aplicativo selecionando deve-se ao fato de que o cliente em questão está intimamente ligado ao universo de jogos digitais. Devido às limitações da ferramenta de desenvolvimento a ser utilizada e o prazo para execução do projeto o tipo de jogo selecionado foi Runner, onde o personagem percorre um cenário repleto de obstáculos e plataformas coletando elementos, que posteriormente compõem a trilha sonora que teria sido “perdida” e desvia de obstáculos.
A interface do aplicativo foi essencialmente voltada a remeter a jogos clássicos que possuem trilha sonora marcante, tais como Mário e Sonic, para que assim pudéssemos aliar a experiência visual do usuário a trilha sonora fornecida pelo cliente, ademais afim de demonstrar a integração dos fundadores da empresa com o universo em que o aplicativo está inserido, a equipe de desenvolvimento chegou à conclusão de utiliza-los como personagens principais do aplicativo.
A empresa contou ainda com reformulação de seu site oficial e logo.
A Teoria
Uma vez que o objetivo principal do aplicativo seria trabalhar com elementos sonoros e as sensações empregadas no usuário final, decidimos utilizar a teoria da Gestalt em nosso projeto de modo a aliar elementos visuais ao objetivo principal do projeto.
Utilizamos essencialmente a percepção em nosso projeto pois é através dela que o usuário do aplicativo pode experimentar não só visualmente mas acusticamente o contato com o trabalho já desenvolvido pela empresa. Além disso utilizamos o reconhecimento de formas, informações e sons para interpretação do usuário como parte do aplicativo, de forma a fazê-lo interagir ainda mais.
Enquanto que o comportamentalismo analisa as atividades sensório-motoras na perspectiva unilateral de respostas a determinados estímulos, a Gestalt estudará a intervenção do organismo de forma estruturada aos estímulos, antecedendo as respostas. Ou seja, estímulo, percepção e resposta. O seu principal objetivo centrava-se na explicação da forma como vemos o mundo, mediante um estudo profundado da percepção.
Segundo a Gestalt o processo com o qual aprendemos e conhecemos o mundo envolve dois momentos distintos, a da sensação que resulta do primeiro contato com a realidade e percepção que resulta da organização das informações transmitidas pela sensação e que no permite conhecer a realidade.
As percepções são entendidas como unidades organizadas conforme determinados padrões. O comportamento sensório-motor, nesta perspectiva, é filtrado por estas unidades organizadas, através das quais os indivíduos captam determinados significados do real.
A ideia da Gestalt é de que nosso campo perceptivo capta um determinados campo estimulatório (um objeto da natureza e/ou da sociedade) como uma totalidade. Isto é, os vários sinais-estímulos presentes numa determinada realidade não atuam isoladamente ou como soma de várias partes, mas como um conjunto que significa as partes a partir de sua união. Os indivíduos organizam o real de forma diferenciada. As diferenças decorrem das experiências no ambiente natural e social e das características específicas de cada um. Porém, a ideia da Gestalt de que estas diferenças em nossas percepções seguem as regras anteriores.
Na Gestalt a percepção atinge o patamar de estruturas organizadas através de insights, num processo de tentativas e erros visando atingir determinados fins frente a um determinado ambiente natural e social.
A tese básica da teoria gestáltica pode ser formulada segundo Max Wertheimer assim:
“Existem contextos em que o que está a acontecer no todo não pode ser deduzido das características das partes separadas, mas, ao contrário, o que acontece com uma parte do todo é, em casos claros, determinado pelas leis da estrutura interna de seu todo.”
Mais informações podem ser acessadas através do link.