Pedir comida atualmente é algo cada vez mais simples. Se a vida já era facilitada pela possibilidade de pedir pizza, hambúrguer ou comida japonesa pelo telefone, a popularização dos gadgets portáteis tornou esta tarefa ainda mais fácil.
Assim, é cada vez mais comum encontrar aplicativos que permitem que clientes usem tablets e smartphones para fazerem seus pedidos. Marcas como Habib's, Bob's e Pizza Hut são algumas das que já contam com serviços próprios para quem quer pedir comida.
Além disso, há aplicativos que reúnem bem mais do que uma grande rede e cobrem inúmeras cidades do país e oferecem um contato rápido com diferentes tipos de estabelecimentos. Assim surgiu o Kxero, uma opção para popularizar e viabilizar o consumo de alimentos orgânicos.
Alimento orgânico é todo aquele produzido sem o uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas. Existem certificações apropriadas para que determinados produtos possam usar o selo de orgânico. Mas a verdade é que esse conceito vai muito além de, simplesmente, não utilizar agrotóxicos na produção. Para ser chamado de orgânico, o cuidado com o alimento é feito de maneira integral, desde o manejo da terra (sem o uso de fertilizantes químicos), até uma proposta de não-agressão da natureza e de preservação do meio ambiente.
Ao designar o seguinte projeto, a empresa teve como objetivo principal a criação de sua marca, o que incluiu uma vez que tratava-se de uma de um projeto em início, da criação de logotipo, interface do aplicativo mobile em questão, além da definição da identidade visual a ser aplicada a princípio, forma a transmitir ao cliente a inovação empregada em seus produtos.
Para iniciar o projeto foi feita entrevista com os clientes para a realização de um briefing. Após a entrevista foram desenvolvidos mapa mental de acordo com os 3 conceitos norteadores apresentados, a fim de identificar conceitos derivados e suas possíveis ligações, a partir de onde surgiram sketches iniciais de logotipos feitos à mão. Os esboços iniciais levaram em consideração a possibilidade de incluir elementos naturais ao logotipo, possibilidade que foi descartada no decorrer do desenvolvimento do projeto, em conjunto com os clientes o progresso inicial foi validado e assim foi possível criar a identidade visual que mais se aproximou do esperado.
Uma vez criada a identidade visual do APP, havia chegado a hora de focar em questões de usabilidade e interface da aplicação.
"Como podemos tornar a experiência de compra em supermercados mais eficiente para homens jovens?"
Para compreender melhor o problema, tracei algumas suposições para me orientar melhor, algumas dúvidas que tinha a respeito do público e também algumas certezas com base no que foi apresentado na descrição. Dessa forma, ficaria mais fácil de alinhar as informações e visualizar quais as dúvidas que ainda precisavam ser respondidas. Então, tracei uma matriz CSD.
A sigla CSD significa Certezas, Suposições e Dúvidas. E, como bem dito por Alex Bretas, é uma ferramenta utilizada no início dos projetos, que funciona a partir de três questões principais:
O que já sabemos a respeito do projeto?
Quais são as nossas hipóteses ou o que supomos saber?
Que dúvidas temos e quais perguntas poderiam ser feitas?
Com a Matriz CSD, conseguimos definir onde exatamente devemos focar e concentrar nossos esforços no projeto.
Pesquisa
Em seguida, efetuei a criação de um questionário on-line adaptando as perguntas com base na matriz acima, a fim de confirmar as certezas, atestar as suposições e responder as dúvidas levantadas. Lancei o questionário em alguns grupos que participo no Facebook. Obtive 94 respostas e alguns comentários interessantes na publicação do grupo explicando hábitos e até mesmo dificuldades no processo de manter-se saudável.
Trabalhar com dados reais é o melhor ponto de partida para evitar adivinhações e suposições baseados em estereótipos por isso optei pelo questionário.
Com base nisso, elaborei uma Proto-Persona que me permitiu compreender as principais características e particularidades do meu público-alvo. Busquei projetá-la a fim de obter respostas e direcionamentos quando surgiam dúvidas ou possibilidades de mudanças.
Task Flow
Posteriormente, listei todas as tarefas realizadas pelo usuário. Foi necessário diferenciar tarefas de funcionalidades para pensar primeiro no design e não no desenvolvimento do produto ou serviço.
Protótipo
A solução encontrada para o projeto foi um aplicativo que possibilite a visualização das ofertas dos mercados, lojas de produtos naturais e hortifrútis com base em sua localização e estilo de vida além de permitir a compra on-line de produtos e alimentos.
Em questão de negócios, o aplicativo será oferecido de forma gratuita aos usuários, cabendo apenas aos estabelecimentos pagarem para oferecer suas ofertas. A intenção é mostrar, principalmente para os supermercados, que esta é uma excelente opção para obter maior alcance que os panfletos ou mesmo utilizá-lo como mais uma ferramenta de divulgação. O protótipo interativo, desenvolvido utilizando a ferramenta Adobe XD pode ser encontrado a seguir:
Métricas de Sucesso
Este projeto foi concebido considerando o usuário como centro das decisões e não apenas como um negócio aparentemente viável, portanto é necessário medir a experiência do usuário na aplicação. Dessa forma, estabeleci algumas métricas que nos ajudarão a entender se as expectativas dos usuários estão sendo sanadas. As métricas estabelecidas foram:
Valor
Avaliar a porcentagem de pessoas que usam o aplicativo e sentem que melhoraram seus hábitos.
Retenção
Repetição de uso e compra: Avaliar a frequência que os usuários ativos utilizam o produto ou retornam a utilizá-lo.
Avaliar o número de usuários ativos com o passar do tempo.
Qualidade
Analisar as avaliações negativas nas lojas de aplicativos, a fim de aproveitar estas informações para detectar falhas, futuras melhorias e até mesmo avaliar se a experiência está sendo positiva ou negativa.
Acompanhamento das avaliações dos usuários e bugs reportados por eles, dessa forma sendo possível diagnosticar problemas identificados pelos usuários e até mesmo servir como ponto de partida para orientar novas investigações.
Desafios
Surgiram alguns desafios a serem superados, os quais podem interferir no sucesso do produto e estão mais ligadas ao negócio e como ele será planejado e estruturado. Segue abaixo a descrição deles:
Integração com os diferentes sistemas dos estabelecimentos: Hipermercados, mercados, e-commerce, hortifrútis, etc.;
Concorrência: Um dos maiores desafios deste produto é lidar com a quantidade de aplicativos de compras e de auxílio na alimentação saudável já existentes. Além do mais, é necessário também estabelecer diferenciais que engajem os usuários a ponto deles optarem pela utilização deste aplicativo ao invés de se direcionarem aos supermercados, lojas de produtos naturais ou hortifrútis.
Aprendizados
No dia que conclui a apresentação disse a uma pessoa querida que me acompanhou no processo seletivo que independente do resultado estava muito orgulhosa, pois obtive muitos aprendizados e me senti realizada por aplicar conhecimentos que até então estava tão abstratos em minha mente e continuo pensando da mesma forma. Se tratando então dos aprendizados listei alguns abaixo:
A prática é muito melhor que a teoria: Isso não quer dizer que não se deve estudar as teorias, mas elas somente são válidas quando colocadas em prática.
Busque problemas ao seu redor: Seu ou de outras pessoas e resolva-os! Ah, e não se esqueça de descrever como realizou todo o processo.
Feito é melhor que perfeito: Tenho pouco conhecimento em design de interfaces e se me limitasse por conta disso provavelmente não concluiria este desafio. Então faça seu melhor e tenha em mente que não ficará perfeito. O importante é o processo realizado para solucionar o problema.
Desafie-se: perca o medo de tentar por achar que não sabe o suficiente. Se está se dedicando, se preparando (participando de eventos e workshops, realizando algum curso ou estudando de forma autodidata) e seus objetivos são condizentes com a área em questão, então não tem por que temer. Mostre que sabe, prove que quer aprender e está disposto a ofertar a empresa o seu melhor.